Valderi MeloMesmo com a crise financeira enfrentada pelos municípios de todo o País, em Alagoas 25 ex-prefeitos que toparam o desafio de enfrentar novamente às urnas nas eleições do último domingo, 2 de outubro, saíram-se vitoriosos e voltam ao cargo a partir de 1º de janeiro de 2017 para administrarem seus municípios. Dos eleitos, pelo menos nove derrotaram nas urnas os atuais titulares dos cargos, que tentaram um novo mandato.
O deputado estadual Sérgio Toledo (PSC) foi um dos grandes vencedores nas eleições municipais do último domingo, 2 de outubro. Provável candidato a deputado federal em 2018, Sérgio Toledo ampliou ainda mais o leque de prefeitos que formarão sua base eleitoral a partir de 1º de 2017, caso decida mesmo disputar um mandato em Brasília.
Municipalismo em primeiro lugar. Foi o que disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aos representantes da Confederação Nacional de Municípios - CNM - recebidos nesta quarta-feira (05). Os prefeitos vieram em busca de apoio de Renan para o chamado Pacto Federativo. De acordo com a CNM, os municípios aguardam a votação de projetos que possam desafogar suas finanças.
Leia mais »Cinco prefeitos eleitos no domingo, 2 de outubro, em Alagoas, foram em termos percentuais os campeões de votos no Estado com mais de 70% dos votos válidos. Percentualmente o melhor desempenho nas urnas foi do prefeito eleito de Paripueira, Haroldo Nascimento (PSDB) com 85,49% dos votos válidos. Apoiado pelo atual prefeito Abrahão Moura, o novo prefeito obteve nas urnas 5.526 votos contra apenas 938 votos do candidato Welton Alves (PRB).
Apesar da eleição de 21 mulheres para administrar prefeituras alagoanas a partir de 1º de janeiro, o número não representa um aumento significativo se for comparado com o resultado saído das urnas nas eleições de 2012 quando 17 prefeitas foram eleitas. Percentualmente o aumento foi de menos de 25% se comparado o resultado das duas eleições.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2026 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.