Evento marca a campanha Agosto Dourado e inclui palestras, visita técnica ao Banco de Leite e ações de formação para profissionais de saúde
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove no dia 6 de agosto, das 8h às 12h, no miniauditório 1, o I Simpósio de Proteção ao Aleitamento Materno da instituição. O evento é gratuito e voltado à sensibilização de profissionais de saúde e da comunidade sobre a importância do aleitamento materno, com uma programação que inclui debates, formação técnica e visita guiada ao Banco de Leite Humano (BLH) do hospital.
Com inscrições gratuitas pela plataforma oficial do evento, o simpósio integra a campanha nacional do Agosto Dourado, que este ano traz como tema “Priorize a amamentação: apoio sustentável para todos”. Durante o encontro, os participantes terão acesso a palestras sobre patologias mais comuns no período de aleitamento, normas de comercialização de alimentos infantis (NBCAL) e o papel estratégico dos Bancos de Leite Humanos. A programação inclui ainda uma visita técnica ao BLH do HUPAA.
Referência estadual no atendimento a mães e bebês, o Banco de Leite do HU de Alagoas oferece assistência clínica a lactantes e realiza a busca de doadoras externas, com transporte próprio para coleta domiciliar. “Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre o papel essencial do aleitamento materno para a saúde dos bebês e também reforçar a importância do Banco de Leite, que realiza desde o processamento até a distribuição do leite humano para recém-nascidos internados nas UTIs e UCIs neonatais”, destaca a chefe do Banco de Leite do hospital universitário, Maristela Honório.
O evento está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e ao Plano Estadual de Saúde de Alagoas (2024–2027), que prevê o fortalecimento de ações voltadas à primeira infância e à saúde materno-infantil.
Importância do ato de amamentar
O Agosto Dourado foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2017 como o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Segundo dados do Ministério da Saúde, a amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis. O aleitamento exclusivo até os seis meses de vida é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo essencial para o desenvolvimento imunológico e nutricional dos bebês.
De acordo com o último relatório da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), o Brasil conta com mais de 230 unidades em funcionamento. Em Alagoas, o Banco de Leite do HUPAA desempenha papel estratégico na coleta, processamento e distribuição do leite humano para bebês internados em situação de vulnerabilidade.
O serviço também atende doadoras externas mediante agendamento. Mulheres lactantes saudáveis interessadas em doar podem entrar em contato com a equipe do BLH do HUPAA-Ufal pelo número (82) 3202-3945.
Serviço - I Simpósio de Proteção ao Aleitamento Materno do HUPAA-Ufal
Data: 6 de agosto de 2025
Horário: 8h às 12h
Local: Miniauditório 1 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal)
Público-alvo: Profissionais de saúde e comunidade em geral.
Inscrições: Online e gratuitas aqui.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA-Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2026 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.