OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de fevereiro de 2026

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
14/06/2016 às 21:36

Vice-procurador-geral eleitoral considera justa saída de Almeida do PRTB

Nicolao Dino se posicionou contrário ao pedido de cassação feito pelo PRTB Nicolao Dino se posicionou contrário ao pedido de cassação feito pelo PRTB

O vice-procurador-geral eleitoral Nicolao Dino encaminhou à ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer contrário ao pedido de cassação do deputado federal Cícero Almeida, atualmente no PMDB. O pedido de cassação foi feito pelo presidente nacional do partido, Levy Fidélix, alegando que Almeida, eleito deputado federal em 2014 pelo PRTB, havia se desfiliado sem justa causa migrando para o PSD.

Para Nicolao Dino, a saída de Almeida do PRTB se deu em virtude das perseguições sofridas por ele durante sua permanência no partido, como ficou devidamente comprovado durante a oitiva das testemunhas. “Os depoimentos prestados demonstram de forma inequívoca que o requerido (Almeida), apesar de ser o único deputado federal eleito pelo PRTB em 2014, sequer tinha tempo de propaganda partidária”, afirma trecho do despacho.

“Tal fato chama a atenção, pois enquanto deputado federal, era, objetivamente o detentor de cargo eletivo de maior expressão do partido, o que parece confirmar os depoimentos prestados nos autos, no sentido de que o requerido era alijado das decisões internas no PRTB, quer em âmbito nacional, onde sequer era convidado a participar das reuniões do partido, quer em âmbito estadual, apesar de ser o presidente de direito”, diz o vice-procurador.

Durante a fase de depoimentos, segundo Nicolao Dino, ficou comprovado que havia um clima hostil entre o deputado e o presidente nacional do PRTB, Levy Fidélix, o que autorizam a afirmar que o último (Cícero Almeida) foi alijado da vida partidária, situação que configura grave discriminação pessoal e justa causa para a desfiliação partidária’. “Ante o exposto o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela improcedência do pedido”, afirma Dino.

O parecer encaminhado para a relatora do processo, ministra Luciana Lóssio, contribui de forma decisiva para que o deputado Cícero Almeida preserve seu mandato. O parecer do MP Eleitoral encaminhado para o TSE foi comemorado por Cícero Almeida, que usou sua página pessoal no Facebook para expressar todo seu contentamento com a notícia. Almeida é pré-candidato a prefeito de Maceió pelo PMDB nas eleições de outubro deste ano.

“É com muita alegria que compartilho com vocês uma notícia importante que recebi hoje de meus advogados. O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à justa causa em relação a minha saída do PRTB. Quem me conhece sabe que jamais usei de má fé em nenhum partido que fui membro, pelo contrário, sempre me dediquei e, sou grato a todos que confiaram e mim. Com isso, sigo tranquilo e confiante, na missão dada a mim por todos vocês”. 

“Quem tem fé em Deus vence qualquer desafio, e sei que ele nunca me abandona em minhas lutas diárias. Agradeço a Deus por tudo, continuo confiando na justiça e, agradeço a meu povo, por sempre acreditar em mim!”, disse Almeida em sua publicação.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2026 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.