OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de fevereiro de 2026

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
02/11/2016 às 19:50

Tribunal de Justiça retoma julgamento de recurso de ‘taturanas’ nesta quinta-feira

Desembargador Fernando Tourinho havia pedido vista no dia 29 de setembro Desembargador Fernando Tourinho havia pedido vista no dia 29 de setembro

Está confirmada para a manhã desta quinta-feira, 3, a retomada do julgamento do recurso de apelação de parte dos réus condenados em primeiro grau pela Justiça de Alagoas, no processo que investigou os desvios de recursos na Assembleia Legislativa, caso conhecido como “Taturanas”. Na lista de condenados pela 18ª Vara Cível da Capital estão deputados com mandato e ex-deputados estaduais que recorreram contra a decisão.

A “Operação Taturana” foi desencadeada pela Polícia Federal em 2007 para investigar um esquema de desvio de recursos na Assembleia Legislativa, que segundo apontou o inquérito, resultou em um prejuízo de mais de R$ 300 milhões. O julgamento do recurso dos condenados foi suspenso no dia 29 de setembro passado a pedido do desembargador Fernando Tourinho, que pediu maior prazo para analisar uma preliminar apontada na ação.

O início dos trabalhos pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) está previsto para as 8 horas da manhã desta quinta-feira, dia 3. Se a decisão do primeiro grau for mantida, os réus ficarão inelegíveis por oito anos. Entre os condenados pela 18ª Vara Cível da Capital, estão os deputados federais Cícero Almeida (PMDB) - que foi candidato a prefeito de Maceió nas eleições deste ano -; Paulão (PT) e Arthur Lira (PP).

Também foram condenados o deputado estadual João Beltrão, os ex-deputados Celso Luiz (ex-presidente da ALE por duas gestões entre 2003 e 2006); Maria José Vianna; Cícero Amélio (conselheiro afastado do Tribunal de Contas de Alagoas);  Nelito Gomes de Barros; Adalberto Cavalcante e o Banco Rural. O julgamento será retomado com o voto do desembargador Fernando Tourinho. O relator é o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto.

Ainda há outras ações a serem julgadas no âmbito da Justiça estadual.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2026 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.