OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de fevereiro de 2026

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
08/09/2016 às 18:58

Pleno do TRE rejeita por unanimidade pedido do PRB para cassar o mandato do deputado Galba Novais

Galba Novais teve argumentos sobre sua saída do PRB aceitos pelo TRE de Alagoas Galba Novais teve argumentos sobre sua saída do PRB aceitos pelo TRE de Alagoas

Candidato a vice-prefeito de Maceió na chapa do deputado federal Cícero Almeida (PMDB), o deputado estadual Galba Novais de Castro Júnior, também do PMDB, conquistou uma importante vitória nesta quinta-feira, 8, no Tribunal Regional de Alagoas (TRE/AL). Na sessão desta quinta, o pleno do TRE rejeitou por unanimidade o pedido de cassação do mandato feito pelo PRB, antigo partido de Galba, alegando infidelidade partidária.

O relator da ação, que tinha como principal interessado, o pastor Marcelo Gouveia, vereador pelo PRB de Maceió e primeiro suplente do partido, desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes, acatou o argumento da defesa do deputado estadual de que a mudança de partido teria ocorrido ‘por ter sido vítima de atos severamente discriminatórios que lhes causaram vexame, mesmo sendo a figura mais importante do PRB em Alagoas à época’.

Ao mudar de partido, Galba Novais Júnior, inicialmente foi para o PDT, mudando em seguida para o PMDB durante a janela partidária que permitiu a troca de partido sem risco da perda do mandato por infidelidade. A defesa de Galba alegou ainda que o mesmo foi destituído do cargo de presidente da legenda em Alagoas, sem ter sido previamente comunicado e que só teve conhecimento de tal medida através dos fatos noticiados na imprensa alagoana.

“Impõe-se, pois, reconhecer a existência de motivos suficientes e justos para a desfiliação do requerido [Galba Novais] dos quadros do PRB, ante a evidente e grave discriminação política pessoal que sofreu, mesmo sendo um líder político que se manteve fiel e atuante perante a legenda que o elegeu”, afirmou o relator ao apresentar seu voto no pleno do TRE. A decisão, portanto deixa o parlamentar mais tranquilo para a campanha à prefeitura de Maceió.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2026 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.