OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de fevereiro de 2026

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
04/08/2016 às 23:57

Pedrinho, do pequeno PHS, vai enfrentar os Omena em Messias

Convenção de Pedrinho Calheiros foi realizada na Câmara de Vereadores de Messias Convenção de Pedrinho Calheiros foi realizada na Câmara de Vereadores de Messias

Prestes a disputar sua primeira eleição, o ex-assessor do governo Renan Filho, Pedrinho Calheiros será candidato a prefeito de Messias, nas eleições de outubro deste ano, pelo PHS. Sua candidatura foi homologada em convenção realizada na quarta-feira, 3, no plenário da Câmara de Vereadores e atraiu um bom público. O candidato a vice-prefeito será o líder comunitário Eduardo dos Santos, mais conhecido como Eduardo da Informática.

Apesar de sua pouca experiência política, Pedrinho Calheiros está disposto a enfrentar o poderio politico e financeiro da família Omena, que desde a eleição de 2000 está à frente do Executivo do pequeno município, distante pouco mais de 30 km da capital, Maceió. O atual prefeito da cidade, Jarbas Omena, já exerceu o cargo por duas vezes entre 2001 e 2008. Na eleição de 2008, elegeu a prima, Vânia Omena, a quem sucedeu de novo em 2012.

Pedrinho, apesar da pequena musculatura de seu partido, acredita que tem potencial para enfrentar o poderio dos Omena de igual para igual. Na convenção estavam presentes o deputado estadual Carimbão Júnior e o presidente do PHS em Alagoas, Marcos André. Em seu discurso, prometeu que se eleito, fará uma gestão moderna e centrada em garantir melhorias para toda a comunidade de Messias.

Na família, Pedrinho teve seu bisavô Thomas da Rocha Leite, como o primeiro prefeito de Messias, nomeado pelo governador Major Luiz Cavalcante. Depois ocuparam o cargo José Rodrigues Calheiros, conhecido como "Zé Berto" (também bisavô), Nino Calheiros (tio bisavô). De 1989 a 1992 seu avô Pedro da Costa Leite foi prefeito e entre 1997 a 2000, sua avó, Maria Tereza, geriu o Executivo de Messias.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2026 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.